quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Antes que eu vá – Lauren Oliver

image - Ficha Técnica

- Título Original: Before I Fall

- 356 páginas

- Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

- Nota:  image

Com raríssimas exceções eu dou menos que três estrelas para um livro. E me chateia quando eu pego um livro, que eu tinha as expectativas lá no alto, para depois acontecer isso. E vou explicar o porque.

Eu tinha na mente que essa fosse ser uma história completamente diferente da que eu encontrei, algo como redenção. Acho que o ponto principal que me fez não gostar do livro, foi decididamente a personagem. Talvez eu já tenha passado dessa época de achar interessante enredos de meninas patricinhas que se acham as maiorais, donas do colégio, e que podem pisar em todos. É bem assim o comportamento de Samantha e suas amigas. Elas zoam qualquer um que não seja digno da atenção delas.

É então, que em uma festa, depois de terem bebido todas, fumado, feito o seu bullying diário com alguém, Samantha sofre um acidente de carro. E no dia seguinte, acorda como se nada tivesse acontecido. Na realidade, ela acorda no mesmo dia em que ocorrerá o acidente, ganhando uma nova chance.

Esse é outro ponto cansativo do livro. Porque não se trata apenas de uma única chance. Samantha está sempre repetindo o dia, então de uma forma ou de outra, ao dormir ou sofrer o acidente, morre novamente, e lá está ela acordando no mesmo dia, com nova chance. São tantas vezes que isso acontece no livro que soa repetitivo demais. É como se não tivéssemos nenhuma surpresa grandiosa, já sabendo na ponta da língua o que estava para acontecer.

Tais chances não são aproveitadas logo de cara por Samantha. Ao ver a oportunidade de curtir o dia, morrer e depois viver o mesmo dia, ela aproveita para dar uma de rebelde e fazer tudo que tem direito. De fato, outro fator que fez com que eu pegasse antipatia pela história. É, eu realmente não gostei de Samantha. Na realidade, a exceção de Kent, não consegui gostar de nenhum personagem.

Mas deixando de lado a construção dos personagens, que me pareceram vazios, a mensagem por trás do livro é bonita e bem reflexiva. No final chego a ter um pouquinho (ah, mas SÓ um pouquinho) de simpatia pela Samantha. O que autora nos mostra são aquelas oportunidades de mudar que são  perdidas, aquela segunda chance que todo mundo quer ter vez ou outra, de voltar atrás e mudar tudo.

Por fim, prefiro não comentar sobre o final, porque sei que acabaria soltando spoiler. Só digo que também não gostei. 

Ainda assim, aconselho as pessoas a lerem. Pelo que eu vi, foram apenas alguns que não gostaram, mas ele possuí ótimas qualificações no skoob. Então quem ainda estiver curioso, leia ;)

image

Onde comprar:

image image image image

Assinatura (2)